CONGRESSO TÉCNICO

Dr. Ruggero, Osmar e Roberto Losada

  

               O Congresso Técnico da 1ª Corrida Benéfica de Super-resistência Ponderada foi realizado no dia 20 de dezembro de 2012, na Câmara de Vereadores de São Paulo, Viaduto Jacareí, 100, centro, no Auditório Sérgio Vieira de Melo.

               A coordenação do Congresso estava a cargo do Dr. Ruggero Bernardo Guidugli, médico especialista em medicina esportiva, e do Osmar (IPARTE).

               A abertura ocorreu às 20 horas, contando com a presença de Marcel Jofre.

               Osmar deu as boas vindas aos participantes.

               A seguir, o Dr. Ruggero dissertou sobre os benefícios da prática da atividade física. Com experiência em mais de 40 anos de medicina, avaliou a evolução dos conceitos médicos. Segundo ele, era comum a intervenção cirúrgica em cardiopatias. Ele é cirurgião. Mesmo quando a operação era feita com sucesso, os problemas voltavam, pois a causa não era eliminada.

               Isso ocorria porque o sedentarismo, a obesidade, os maus hábitos alimentares, o tabagismo e alcoolismo pós-operatório persistiam.

               Assim, vidas eram ceifadas e o esforço da medicina não aliviava o sofrimento do paciente, amigos e família.

               Estudos científicos comprovaram que a solução para as cardiopatias era combater a inatividade. Com isso, não apenas problemas cardíacos eram solucionados, mas também doenças crônico-degenerativas, e até neoplasias.

               Praticante de corridas de curta e longas distâncias e grande incentivador das corridas de rua, o Dr. Ruggero alerta que a melhor maneira de estabelecer a saúde não é a medicamentosa, mas a simples mudança de hábitos e atividade. Por isso, políticas públicas de incentivo ao esporte urgem, pois minimizariam a superlotação em hospitais e prontos-socorros.

               O incentivo às corridas de rua também é importante.

               Uma questão foi levantada: morte súbita.

               O Dr. mostrou como funciona o metabolismo e como isso ocorre. Insistir em prosseguir em uma corrida para obter um resultado pode ser irreversível e fatal. Daí vem a razão do evento e lançamento da nova modalidade: Corrida Benéfica. A obstinação por resultado e afastamento dos benefícios da corrida podem provocar a morte súbita.

               Mariano Moraes, técnico em atletismo e organizador de corridas de longa distância, veio de Pouso Alegre, MG, para assistir ao evento, e foi convidado para participar da mesa.

               O Presidente da Associação Atletas do Bem, Neuri Bonfim Dantas, também teve a palavra. Organizador de várias corridas, enfatizou a importância de não tratar participante de corrida como mero produto que gera lucro. Ressaltou que a integridade física do corredor está em primeiro lugar. Falou sobre a importância de incentivar a criança a praticar atividade física.

               Oscar Francisco Prisco Silva, presidente da Associação Brasileira de Ultramaratonistas e corredor de super-resistência, comentou sobre longas distâncias e psicologia esportiva.

               João Carreira, 74 anos, disse que aos 68 anos percorreu 160 km em 24 horas.

               Leo Bifulco Ferrer relatou vários fatos.

               Outros participantes falaram.

              Ao final, o Dr. Ruggero orientou os atletas que correriam no dia 22 de dezembro.

Congresso Técnico realizado na Câmara de Vereadores de São Paulo